Adicionar aos Favoritos :: Entrar em Contato  
   
 

CALVINISMO
De autoria do famoso estadista holandês Abraham Kuyper, este livro apresenta a coerência da visão calvinista da vida, firmada nas escrituras. Leia a resenha escrita pelo Rev. Itamar Alves de Araújo.

SOLA SCRIPTURA
Prefácio escrito para o livro do Rev. Paulo Anglada, ministro presbiteriano em Belém, PA. O livro traz o brado de SOLA SCRIPTURA com veemência e clareza como antídoto ao veneno contemporâneo do subjetivismo e existencialismo do homem sem Deus, que teima em se infiltrar na igreja cristã.

EU PREGAR?
Prefácio escrito para livro do Presb. Samuel Junqueira, da Igreja Presb. de Santo Amaro, em S. Paulo. Um livro destinado a pregadores leigos, com ensinamentos e sermões ilustrativos.

LEI E GRAÇA
Prefácio escrito para o livro do Rev. Dr. Mauro Meister, professor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, da Universidade Mackenzie, um livro que explica como compreender esses grandes temas doutrinários, na Palavra de Deus.

A VIDA DEPOIS DA REENGENHARIA
Prefácio escrito para o livro "Empregue o Seu Talento" (S. Paulo: Cultura Editores Associados, 1999), de Gutemberg Macedo, presidente da Gutemberg Consultores, em S. Paulo. Um livro secular que examina as últimas tendências nas áreas de emprego e conexões empresariais de executivos.

AS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS DO CALVINISMO
Prefácio para o livro de A. N. Martin, publicado pela Editora Os Puritanos.

O EVANGELHO DE HOJE: AUTÊNTICO OU SINTÉTICO?
Apresentação à edição brasileira do livro de Walter Chantry (S. Paulo: Ed. Fiel, 1980), tradução de Today's Gospel - Authentic or Synthetic, originalmente publicado Banner of Truth.

DESTINADOS PARA A GLÓRIA
Prefácio para o livro do rev. Hernandes Lopes, publicado pela Editora Mundo Cristão.

 

 
Calvinismo

Rev. Itamar Alves de Araújo

O século dezenove é marcado pela mentalidade moderna do iluminismo, onde a humanidade é elevada ao centro da realidade e o indivíduo é posto no centro do mundo. É nesse contexto que Abraham Kuyper, toma a bíblia como a base incondicional sobre a qual deveria ser erguida toda a estrutura do conhecimento humano em cada departamento da vida. Contrastando assim com toda tendência teológica e filosófica emergente de sua época. O referido autor, doutor em teologia sagrada, além de fundador da Universidade Livre de Amsterdã e outros feitos tais como membro da Casa Baixa do Parlamento Holandês, Ministro de Estado e escritor de vários artigos e obras que fizeram dele um ser cuja mente não estranhava nenhum conhecimento do departamento humano.

Esta obra é fruto das palestras proferidas pelo doutor Kuyper, em 1898, nos Estados Unidos da América, no Seminário Teológico de Princeton, cujo conteúdo é um conjunto de alternativas no relacionamento com Deus, com o próximo e com o mundo, apresentando-nos a fé cristã como opção em face das ideologias que propunham a emancipação e libertação do homem de toda autoridade divina. Em si, o presente livro é uma visão abrangente da vida pelo Calvinismo, como alternativa para existência humana.

A expressão Calvinismo é usada pelo autor em seu significado mais amplo, referindo-se a um sistema que alcança todos os aspectos da vida humana. Trabalha-se o Calvinismo não em seu sentido histórico, filosófico ou político, mas sim, científico. Nesta obra, o Calvinismo consiste num sistema lógico de teologia, em uma ordem eclesiástica democrática própria, impelida por um sentido rigorosamente moral. Daí, o livro ser composto de seis temas que vai desde o Calvinismo como um sistema de vida até o seu relacionamento com religião, política, ciência e arte.

É impressionante como nessa obra, o Calvinismo é abordado. Ele é tido como uma evolução do protestantismo, como um estágio de desenvolvimento superior e mais rico. Tornando-se imprescindível sua leitura para uma exata compreensão de seu significado já há tanto ofuscado pela ignorância ou até mesmo pelas distorções a ele feitas. Nações que adotaram o Calvinismo, experimentaram transformações em todos os ditames de sua existência, são um verdadeiro exemplo do que acabamos de afirmar. Portanto, uma verdadeira compreensão do Calvinismo, torna-se extremamente relevante para o indivíduo, igreja e sociedade pós-moderna.

Enfim, o autor, doutor Kuyper, conclui a sua obra enfatizando o Calvinismo como tendo uma agenda para o futuro. Que é necessário um novo desenvolvimento calvinista em conformidade com os desafios do futuro e expõe com clareza o que significa um retorno ao Calvinismo.

Apesar de ter sido escrita há mais de cem anos, esta obra cumpre os intentos de seu autor, quando nos apresenta o Calvinismo de modo tão apropriado para os nossos dias, que em muito se torna semelhante aos de outrora. De forma apropriada, é ressaltado não só os aspectos positivos do calvinismo, bem como se explica as suas possíveis e aparentes fragilidades.

Recomenda-se uma leitura sem preconceitos e a partir daí, tentar resgatar uma cosmovisão reformada da vida, da religião, da política, da ciência e da arte.

KUYPER, Abraham. Calvinismo. Editora Cultura Cristã, 2002.

 
 


Examinando e Expondo a Palavra de Deus aos Nossos Dias:

Isaías 1:18-20 "Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse."

Atos 17:2-3 "Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio."

Permissão é livremente concedida a todos que quiserem fazer uso dos estudos, artigos, palestras e sermões colocados neste site. Pedimos, tão somente, que indiquem a fonte e não modifiquem o seu conteúdo. Apreciaríamos, igualmente, a gentileza de um e-mail indicando qual o texto que está utilizando e com que finalidade (estudo pessoal, na igreja, postagem em outro site, impressão, etc.).

Copyright©2005 Todos os Direitos Reservados
solanoportela@solanoportela.net

 

 


Conheša o Site da Igreja Presbiteriana do Brasil

O SANGUE
Resenha do livro de Benny Hinn, originalmente publicado na revista Fides Reformata.

BEM VINDO, ESPÍRITO SANTO
Resenha do livro de Benny Hinn, originalmente publicado na revista Fides Reformata.

FOLLOWING JESUS WITHOUT EMBARASING GOD
Resenha do livro de Tony Campolo, originalmente publicado na revista Fides Reformata.

ENCONTROS COM DEUS
Resenha do livro de Valéria Martins, originalmente publicado na revista Fides Reformata.

A SEDUÇÃO DA IMAGINAÇÃO TERMINAL - UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS DO FUNDAMENTALISMO AMERICANO
Resenha do livro de Alexandre de Carvalho Castro

 

Agenda Serm§es Artigos Palestras Links Home